A internet pode ser o melhor amigo ou o pior inimigo dos politicos. Nos ultimos dias de campanha abundam as falsas pesquisas eleitorais colocando o candidato da Frente Nacional (FN), Jean-Marie Le Pen, à frente nas intenções de voto. O resultado hipotético retiraria Ségolène Royal (PS) da segunda volta. Outra pesquisa, também ja desmentida, aponta um cenário alternativo de um confronto entre Nicolas Sarkozy (UMP) e o centrista François Bayrou (UDF).
Os dois pseudo-resultados têm em comum o facto de colocar a candidata socialista de fora da disputa presidencial, o que deixa uma pergunta: seria uma premonição ou uma estratégia para atrair votos desesperados para o PS?
De acordo com a pesquisa efectuada pelo Le Figaro-LCI, Sarkozy lidera as intenções de voto com 30%, seguido por Ségolène, com 26%. O terceiro colocado seria Bayrou, com 17% dos votos.
O panorama coloca o PS num impasse. Para ter oportunidades de vencer, é bem provável que Ségolène precise fazer uma aliança com o centrista Bayrou na segunda volta, rumor que nenhum dos dois candidatos aceita falar neste momento. Especialistas referem que se François Bayrou tiver uma votação expressiva, de mais de 20%, a aliança será indispensável para o PS. Por outro lado, se o centrista não declarar o seu apoio a nenhum dos candidatos, tudo pode acontecer. Esse ultimo cenário parece ser o mais provável, ja que Bayrou tem em vista um objectivo maior que são as eleições presidenciais de 2012.